France Presse, em Bagdá – Os Fuzileiros Navais americanos (US Marine Corps), mobilizados na província de Al Anbar (oeste), encerraram neste sábado sua missão no Iraque, após sete anos de presença no país, anunciou o comando militar dos Estados Unidos em um comunicado.
Os Marines baseados nesta província, ex-bastião da insurreição, não serão substituídos, o que “conclui a retirada do corpo dos Fuzileiros Navais do Iraque”, explicou o comunicado.
“Hoje [sábado] é o último capítulo da força expedicionária dos Marines no Iraque e em Al Anbar”, afirmou o general Terry Wolff, que assume a partir de agora o comando militar da província, citado na nota oficial.
As tropas de combate americanas devem se retirar completamente do Iraque até agosto de 2010, um prelúdio significativo para a saída total do exército dos Estados Unidos, o que deve ocorrer até o fim de 2011.
Cerca de 115 mil soldados americanos ainda operam no Iraque, e os Estados Unidos planeja remanejar parte deles para o conflito no Afeganistão.