UOL: Links Patrocinados (02/06/2011).

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

BANDA MARCIAL DOS FUZILEIROS NAVAIS







 Apresentação da Banda Marcial dos Fuzileiros Navais

 





Banda Marcial dos Fuzileiros Navais
No dia 7 de março de 1808, aportavam ao Rio de Janeiro os navios que traziam a Família Real e as cortes lusas. 

A Brigada Real da Marinha - origem dos atuais Fuzileiros Navais - que acompanhou a corte, tão logo desembarcou, realizou um desfile, tendo à frente suas bandas de música e marcial, trajando uniformes vistosos e executando dobrados vibrantes.


Na música marcial encontra-se a essência de todas as bandas. A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais mantém, com inegável orgulho, a tradição dos desfiles e apresentações públicas, nas quais, cerca de 130 militares realizam, com grande precisão, simétricas e criativas evoluções.
Considerada uma das maiores bandas marciais do mundo, distingue-se pela presença de gaitas escocesas (gaitas de fole) entre seus instrumentos musicais, desde 1951, quando a Guarnição do Cruzador "Tamandaré", recém incorporado à Marinha Brasileira, presenteou a Banda Marcial com 16 Gaitas Escocesas, em agradecimento ao Corpo de Fuzileiros Navais, que ofertara ao navio a Bandeira Brasileira. Em sua composição encontra-se: bombos, taróis, caixas de guerra, surdos, pratos, pífaros, cornetas de 1a voz, cornetas de 2a voz e cornetas-baixo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário